QUEM SOMOS

A Berlendis & Vertecchia foi fundada em 1979 pela designer gráfica e jornalista Donatella Berlendis. Desde o início, buscamos máxima qualidade gráfica e de conteúdo em nossas publicações. Nossas coleções Arte para Criança e Arte para Jovens, nosso pioneiro projeto de educação artística, a coleção Letras Italianas - entre outros - já nos valeram premiações no Brasil e no exterior, além de um público fiel.
Diversos importantes expoentes da literatura brasileira e mundial são encontrados em nosso catálogo.
Traduções criteriosas e fluentes, assim como textos de apoio que contextualizam a obra são outras das características que fazem da Berlendis & Vertecchia um nome reconhecido no mundo do livro brasileiro.

NOSSA HISTÓRIA

A Berlendis & Vertecchia lançou-se no mercado em 1979. Sua fundadora, a ítalo-brasileira Donatella Berlendis, tinha um claro objetivo em mente: oferecer ao público infanto-juvenil livros que de fato fossem dignos de apreciação, não apenas com textos e ilustrações primorosas, como também bem-acabados. Naquele ano lançou "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, com projeto gráfico da própria Donatella Berlendis. O livro rapidamente tornou-se um novo paradigma de produção editorial para essa faixa de público, tendo recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil a chancela de "Livro Altamente Recomendável".
Nesse mesmo segmento, a editora iniciou em 1980 um trabalho inédito: reunir num só volume dois tipos de leitura, a pictórica e a literária. Nascia assim a coleção Arte para Criança, que se constitui da seguinte maneira: a editora escolhe um pintor e convida um escritor para que crie seu texto a partir da obra do artista plástico. As imagens deixam de ser meras ilustrações para dar lugar a um rico diálogo. Ao longo de mais de vinte anos as obras têm despertado o interesse de adultos e crianças e já sensibilizou toda uma geração para o universo da arte.
Aliado às obras, foi criado o Projeto Arte para Criança, levado às escolas para uma maior aproximação entre o jovem leitor e o mundo das artes plásticas. O Projeto foi considerado pela UNESCO de grande importância cultural e, por ser inédito, recebeu apoio financeiro para sua implantação.
Em 1999, passados 19 anos desde o lançamento de "Era Uma Vez Três", de Alfredo Volpi e Ana Maria Machado, a editora iniciou a coleção Arte para Jovens, com Luiz Paulo Baravelli e Machado de Assis.
Já contando com a colaboração de Bruno Berlendis, filho de Donatella, a editora passou a publicar livros para outras faixas de público, entre os quais o Pequeno Guia Berlendis de História da Arte e Galleria Borghese.
Em 2001, a Editora dá outro importante passo ao iniciar a coleção Letras Italianas, que reúne o melhor da narrativa italiana do século XX.
Em dezembro de 2002, nossa fundadora, Donatella Berlendis, faleceu precocemente, aos 64 anos de idade. Seus filhos deram continuidade a seu trabalho.
Hoje, contamos com mais de 75 títulos em nosso catálogo. O objetivo deste site é trazer este pequeno universo mais próximo de você, internauta, livreiro ou leitor.


Rua Moacyr Piza, 63 | 01421-030 | São Paulo - SP | 11 3085-9583 | fax 11 3085-2344 | contato@berlendis.com | berlendis.vertecchia.editores